RDR Gabriel
A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz e a sinusite uma inflamação dos seios paranasais. Estas podem ser agudas ou crônicas, infecciosa e não infecciosa. Muitas vezes elas ocorrem porque há invasão bacteriana secundária oportunista. Que tem como principais sintomas a rinite: coriza, congestão nasal, espirros constantes, dor nos olhos e a sinusite: febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite.
O que geralmente ocorre é obstrução do fluxo naso-lacrimal, levando a uma congestão, obstrução do fluxo do ar, espirros, corrimento nasal purulento e epífora.
A causa infecciosa pode ser viral: em gatos herpes e calicivírus e fúngica. A causa bacteriana, como eu havia dito, geralmente é secundária, decorrente de um trauma ou corpo estranho. Pode ocorrer a causa parasitária também, causando espirro reverso.
Nas causas não infecciosas, que são bem menos comuns, acontece por trauma facial, corpo estranho (maioria é inalação de grama e sementes), objetos de refluxo (gravetos). Pode ser alérgica, por inalação de pólen, mofo, pó, fumaça de cigarro. Doença dentária e também alguma neoplasia.
Os métodos pra se diagnosticar são RX de crânio, citologia que seria o swab nasal e a rinoscopia. No exame físico o médico veterinário pode avaliar e dizer a causa da rinite ou sinusite; mas com os exames complementares fica muito mais fácil.
O primeiro tratamento da rinite em seu pet, é realmente a prevenção. Tirar os focos de poeira, fumaça, ar condicionado intenso, enfim tudo o que causa. A maior parte do tratamento é a prevenção.Já a sinusite se não for um caso grave, é feito o mesmo tratamento de gripe, mas se persistir por mais de 10 dias, é indicação de sinusite por bactérias que precisa ser tratado com antibióticos Deve-se usar um umidificador, que vai ajudar a soltar o muco nasal, facilitando a respiração do seu bichinho.
MORMO
O mormo, também conhecido como lamparão, é uma doença infecto-contagiosa que acomete equídeos e tem como agente