RCCP MRP
Questão 2 O MPS é aproximadamente viável? Justifique.
O MPS não é aproximadamente viável pois o RCCP nas semanas 12 e 13 excede para o recurso crítico CT2.
Questão 3 Considerando que o MPS não seja aproximadamente viável, quais são as possíveis ações a serem tomadas? Justifique cada uma das ações citadas.
Sendo o MPS inviável pode-se ajustar o MPS criando-se exceções ou altera a capacidade produtiva disponível
Questão 4 Qual a importância da etapa de elaboração do MPS?
O MPS atua no médio e curto prazo determinando como, quando e quanto será produzido; dirige portanto todo o sistema operacional sendo crucial para o planejamento da produção e o cumprimento de prazos.
2. (Planejamento e Controle da Capacidade)
1. Quais etapas do Planejamento da Capacidade? Comente cada uma das etapas
O planejamento e controle da capacidade é executado por etapas, a primeira é medir a demanda e a capacidade agregada, que deve ser a mais exata possível, estar em termos adequados para o processo, dar indicações de incertezas, detalhar possíveis sazonalidades e flutuações diárias e semanais da demanda.
A segunda etapa é identificar as políticas alternativas de capacidade, ou seja, métodos alternativos de responder a flutuação da demanda que podem sem implantas puras ou misturas de acordo com a situação. Existem três opções alternativas: políticas de capacidade constante, a qual a flutuação da demanda é ignorada e o nível de atividade se mantem constante. A política de acompanhamento da demanda que ajusta a capacidade para refletir a demanda e a gestão de demanda, que tenta influencia a curva da demanda.
Como terceira etapa deve-se escolher as políticas de capacidade mais adequadas consciente das consequências dessa escolha. Existem dois fatores que ajudam nessa escolha, a representação acumulada da demanda e capacidade e a teoria das filas. A representação da demanda e produção na forma de gráficos cumulativos possibilita a avaliação da viabilidade das