Rbg x cmyk
Quando começamos a manipular arquivos de imagens em softwares para tratamento de imagem como o Photoshop (software de tratamento de imagens mais famoso do mundo), nos deparamos com a possibilidade de trabalhar em RGB ou CMYK, mas o que é cada um e para que servem?
Antes de mais nada, é preciso sabermos que existem 2 tipos de cores: As cores da luz e as cores das tintas, ou pigmentos.
O que é RGB
RBG é uma nomenclatura proveniente das palavras “Red”, “Green” e “Blue” que são as três cores da luz, ou melhor, a luz é composta por essas três cores como vimos no segundo grau naquela experiência com um prisma. Todos os milhões de cores que nossos olhos capturam, são na verdade a combinação dessas três cores.
O que é CMYK
CMYK é a nomenclatura proveniente das palavras “Cyan”, “Magenta”, “Yellow” e “Blak”. No caso do “Black”, a letra escolhida para compor a nomenclatura é o “K” e não o “B”, evitando assim que haja uma confusão com a cor “Blue” como no RGB. Também no caso do CMYK, a mistura de porcentagens das quatro cores dá origem a outras milhões de cores.
Portanto para facilitar e a grosso modo, RGB são as cores da luz e CMYK as cores das tintas.
Diferença entre um arquivo RGB e CMYK
Após esta rápida explicação sobre a diferença entre RGB e CMYK, fica mais fácil saber quais as diferenças entre um arquivo e outro.
* RGB – O formato RBG deve ser utilizado quando as imagens forem utilizadas em meios digitais como, por exemplo, monitores, ou seja, não serão impressas. Este é o caso das imagens para web que serão mostradas em home pages ou individualmente através do monitor do seu computador.
* CMYK – O formato CMYK é utilizado quando as imagens forem impressas, ou seja, ao tirar uma foto, por exemplo, se você for utiliza-la em uma revista, cartaz, folder, ou qualquer outro tipo de impresso, essa imagem deve ser transformada em CMYK.
É importante saber que quando transformamos uma imagem de RGB para CMYK, as cores são levemente