Atps 2 multimidia
3.1 Sistemas de cores.
Sempre que vamos trabalhar com cores no computador, nos deparamos com essa dúvida, qual esquema de cores usarem? A resposta estará na finalidade do projeto que você estará trabalhando, vamos ver os detalhes de cada esquema abaixo:
CMYK é a sigla do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black), a partir destas cores, primárias, Ciano, Magenta e Amarelo, obtêm todas as outras cores, porém só CMYK não reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessária a aplicação de preto. Este padrão é o mais utilizado pelas gráficas para a produção de materiais impressos: revistas, cartões de visitas, panfletos, etc. RGB é a sigla do sistema de cores formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, datashows, scanners e câmeras digitais.
Sendo assim, para facilitar, podemos dizer que, para trabalhos que não serão impressos, devemos utilizar o padrão RGB, para trabalhos que serão impressos, CMYK.
Exemplo de comparação RGB / CMYK
3.2 Sistema HLS (Hue, Luminance, Saturation).
HLS é um sistema de cores derivado dos conceitos definidos por Albert Munsell na primeira década do século XX.
É usado na área de agronomia e pedologia. Utiliza os conceitos de matiz (hue), pureza de cor e luminosidade (L). O Sistema presta uma descrição muito precisa da cor, dando suporte à comunicação de cor.
O HLS, associado ao HSV, são duas representações relacionadas de pontos em um espaço de cores RGB, que tenta descrever a percepção das cores de forma mais acurada que no sistema RGB e ainda deixando-as computacionalmente simples. HLS representa matiz, saturação e luminância, enquanto que HSV representa matiz, saturação e valor. HLS ou HSL é um modelo comumente usado em aplicações de computação gráfica por causa da forma como as cores são