Raízes
INSTITUTO UNIVERSITÁRIO NORTE MATOGROSSENSE
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
BACHARELADO EM AGRONOMIA
Anatomia Vegetal
Sinop – MT
Janeiro – 2010
João Felipe Alves dos Santos
Julian Stefano da Silva Maciel Cabral
Raízes
Trabalho apresentado à Universidade Federal de Mato Grosso como requisito para a obtenção de nota parcial na Disciplina de Anatomia Vegetal do curso de Bacharelado em Agronomia, sob orientação da profª Adriana Mohr.
Sinop – MT
Janeiro - 2010
A Raiz
A raiz faz parte do eixo da planta. É em geral subterrânea e exerce funções de fixação da planta ao substrato e de absorção de sais minerais. Duas outras funções associadas às raízes são as de armazenamento e condução. A primeira raiz de uma planta com sementes desenvolve-se a partir do promeristema da raiz (meristema apical) do embrião, a qual desenvolverá a raiz pivotante, em geral denominada raiz primária. Nas gimnospermas e angiospermas eudicotiledôneas a raiz pivotante e suas raízes laterais, várias vezes ramificadas, constituem o sistema radicular. Nas monocotiledôneas, a primeira raiz vive por apenas um curto período de tempo e o sistema radicular da planta é formado por raízes adventícias que se originam do caule.
O ápice da raiz é recoberto pela coifa, que reveste e protege o meristema apical e ajuda a raiz a penetrar no solo. A coifa é coberta por uma bainha viscosa ou mucilagem, que lubrifica a raiz durante sua penetração no solo. Algumas regiões da epiderme das raízes são especializadas para a função de absorção: são os pelos absorventes, expansões tubulares das células epidérmicas da zona pelífera, sendo esta mais desenvolvida nas raízes mais jovens.
O córtex ocupa a maior parte da área no crescimento primário em muitas raízes e é formado basicamente por células parenquimáticas. As células corticais geralmente armazenam amido. A camada mais interna