RAÍZES, TUBÉRCULOS E CEREAIS
Conceito Geral
São as sementes ou grãos comestíveis das gramíneas. Fazem parte do hábito alimentar de diversos povos, devido a sua facilidade de manutenção e conservação; por seu baixo custo e pelo alto valor nutritivo. Nos grãos de cereais podemos encontrar nutrientes como: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, enzimas e outras substâncias. Os integrais, além desses nutrientes, são ricos em fibras.
Arroz
O arroz é considerado pela Organização Mundial de Alimentação e Agricultura (FAO) como um dos alimentos mais importantes para a nutrição humana. Ele tem um papel fundamental não apenas na luta contra a fome, mas também para a geração de emprego e renda a milhões de pessoas. Historiadores e cientistas relatam que o arroz já era cultivado por volta do ano 3.000 a.C., tendo como origens o sudeste da Ásia (espécie Oryza rufipogon) e a África Ocidental (Oryza barthii).
Produção
Considerando o período entre os dois últimos censos agropecuários (1996 e 2006), verifica-se que a cultura do arroz na Região Nordeste apresentou um aumento da participação nacional, passando de 22,7% em 1996 para 30,9% em 2006 em termos de área colhida. Outrossim, analisando os dados da Produção Agropecuária Municipal (PAM) do IBGE, observa-se uma certa constância, tanto nacional quanto para o Nordeste, mantendo-se este próximo da média do período que é de 731 mil hectares. O Estado do Maranhão continua sendo o maior produtor do Nordeste, alcançando entre os dois Censos um aumento importante em termos de área colhida, de 60,6%, em 1996, para 70,3%, em 2006, em relação ao Nordeste. Os Estados da Bahia, Piauí e Ceará sofreram queda de suas participações relativas, destacando-se o Estado da Bahia, cuja redução passou de 7,4% em 1996 para 2,0%, em 2006. A área colhida baiana passou de 50,3 mil ha, em 1996, para 14,9 mil ha, em 2006.
Consumo
O arroz e um dos alimentos mais consumidos por toda