Raízes do brasil e o povo brasileiro
Essa confusão entre família e coorporação acabou gerando uma confusão entre público e privado. Homens públicos oriundos de famílias tradicionais geriam o estado como se fosse interesse particular, o qeu não deveria acontecer no Estado de direito. O julgamento dessas pessoas era o que pesava mais nas decisõe públicas, ao invés de critéios meritocráticos e capacitivos.
Já em Casa-Grande e Senzala, Gilberto Freyre faz uma caracterização histórica do povo português, caracterização essa que o autor afirma ter permitido a Portugal colonizar o Brasil. O contato dos portugueses com os mouros é apontado por Freyre como fator decisivo para o sucesso da colonização brasileira. Os portugueses tiveram grande facilidade em se adaptar ao clima brasileiro, que era semelhante ao clima português e ao africano. Os índios eram motivo de interesse aos colonizadores, pois as índias os remitiam às mulheres mouras.
Gilberto Freyre também fala da família patriarcal. Para o autor, essa insituição foi de grande importância na colonização do país. Essa família aristocrata e escravista, e chega até a entrar em conflito com a Cia de Jesus.
Outro assunto que chama a atenção de Freyre é o plantio da cana-de-açúcar. As lavouuras brasileiras eram largamente utilizadas para aquele fim, em