rações químicas
Relatório de Química Geral Experimental
INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE LABORATÓRIO
Alunos: Clara Tolentino Marcela Dias Silva Natália Andrade Celestino
Turma: PU7D
DATA: 11/09/2014
Introdução: Uma reação química é a reorganização de átomos de diferentes substâncias reagentes, transformando-se em um ou mais produtos. Mudam-se a geometria das substâncias e o tipo de ligações estabelecidas entre elas.
No dia-a-dia, nos deparamos com diversas reações químicas: no metabolismo dos seres vivos, a ação da chuva-ácida sobre diversos monumentos de mármore ou pedra sabão, queima de combustível num automóvel e um portão que está enferrujando.
A ocorrência de uma reação pode ser percebida através, por exemplo, da mudança de cor, da liberação de gás e/ou da formação de um precipitado, como veremos nas experiências abaixo.
Objetivos:
A experiência visa mostrar os diferentes tipos de reações ocorridas, seus efeitos, suas características e também as evidências que nos mostram que uma reação que está ocorrendo.
Procedimento 1:
Em um tubo de ensaio misturamos 0,50 gramas de KClO3 (sólido branco) com uma pequena quantidade de MnO2 (sólido preto).
Em seguida, colocamos o tubo de ensaio sob aquecimento e na extremidade com a abertura aproximamos um palito de picolé em brasa.
Após o resultado, deixamos o tubo de ensaio esfriar e adicionamos cerca de 5mL de água destilada.
Depois da decantação da solução presente no tubo, retiramos a solução límpida com um conta-gotas e acrescentamos algumas gotas da solução de nitrato de prata (AgNO3).
Resultados e discussão:
Ao aproximar o palito em brasa na extremidade do tubo, a chama reacendeu. Isso nos mostrou o desprendimento de um gás que é comburente de toda reação de combustão, o oxigênio (O2).
2KClO3 (aq) MnO2 2KCl(aq) + 3 O2(g)
Ao adicionar nitrato de prata na solução límpida, houve a formação de um precipitado formado por