Raça JERSEY
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA
CURSO DE ZOOTECNIA – CZ
DISCIPLINA: BOVINOCULTURA DE CORTE
PROFESSOR: HELDER DIAS
ALUNA: ALEXANIA DE KÁSSYA
RAÇA JERSEY
SÃO LUÍS
2013
ALEXANIA DE KÁSSYA
RAÇA JERSEY
Trabalho apresentado como requisito na obtenção de nota na disciplina
Bovinocultura de Corte, na Universidade
Estadual do Maranhão.
Professor: Helder Dias
SÃO LUÍS
2013
RESUMO
No mundo, o gado Jersey tem sido criado puramente há muito mais tempo do que qualquer outra raça bovina. É uma raça originária na Ilha do Canal da Mancha. É uma raça bastante rústica, no qual se adapta às necessidades de quem as cria.
A raça formou-se de cruzamentos do pequeno gado negro da Bretanha com os grandes bovinos vermelhos da Normandie. Mediante essa rigorosa seleção, fixou-se um tipo uniforme com as suas atuais características, tornando-se a raça que mais manteve seu estado de pureza.
Palavras-Chave: jersey, pureza, adaptação, rusticidade.
SUMÁRIO
1. ORIGEM DA RAÇA JERSEY 5
2. DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA DA RAÇA JERSEY 6
3. CARACTERÍSTICAS RACIAIS 7
4. VARIEDADES 8
5. CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS 9
6. CONCLUSÃO 11
7. REFERÊNCIAS 12
1. ORIGEM DA RAÇA JERSEY
Esta raça bovina Jersey é originária da Ilha Jersey, localizada no Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França. É conhecida como grande produtora de leite com elevada porcentagem de gordura, levando à criação de uma lei que permitia apenas a entrada de outros animais na Ilha, se fosse para matança imediata. Essa medida tinha por objetivo assegurar a raça e proteger o rebanho contra doenças. Sua formação parece ser oriunda co-cruzamento entre o gado Normandia e da Inglaterra.
O gado Jersey difundiu-se através de exportações realizadas para a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e alguns países da América