Raça, Etnicidade e Migração
R: O regime do apartheid foi o movimento de segregação racial adotado do ano de 1948 a 1994, o texto diz que a África do Sul era uma sociedade em que existiam muitas divisões em uma época que foi marcada pela superioridade da raça branca e discriminação racial dos negros. Mandela precisava estabelecer uma reconciliação para o que o regime do apartheid havia causado na população africana, então durante sua presidência Mandela estabeleceu bases para uma sociedade multiétnica e igualitária. Isso foi difícil porque havia muitas tensões étnicas que poderiam culminar em uma Guerra Civil.
02) Qual a importância da Comissão da Verdade e Reconciliação (TRC) para a África do Sul?
R: A Comissão da Verdade e Reconciliação tinha por importância investigar os abusos que ocorreram sob o regime do apartheid, e foi coordenado pelo arcebispo Desmond Tutu.
03) Qual o grande legado humanitário deixado pelo governo do Presidente Nelson Mandela?
R: O grande legado de Mandela era a luta pela liberdade, justiça e democracia na África do Sul.
04) Tendo como referência o texto RAÇA, ETNICIDADE e MIGRAÇÃO, apresente os conceitos de raça e etnicidade.
R: Raça para muitas civilizações antigas era a distinção entre a cor da pele, mas para o conde Joseph Arthur de Gobineau, considerado o pai do racismo, existiam três raças: a branca, a negra e a amarela. As diferenças raciais podem ser maneiras de descrever as diferenças humanas, e podem ser também formas de reprodução do poder.
Etnicidade: se refere as práticas e perspectivas culturais de uma determinada comunidade de pessoas, que a separa de outras. Os grupos étnicos são distinguidos por características como a língua, história, os ancestrais, religião entre outros.
Migração: são os movimentos que ocorrem em tribos, em populações nacionais, internacionais ou