Razão
Faculdade de Educação
Prática de Ensino
Professora Samira Zaidan
Alunas: Ana Cristina Ribeiro Dias Roberta Lívia Reis
Plano de Aula
Tema: Razão
Por que ensinar?
Em muitas situações do dia-a-dia costumamos lidar com comparação de quantidade. Ou seja, existem muitas situações práticas em que se usam razões. Avaliamos a proposta curricular da Rede Municipal de Belo Horizonte e constatamos que o estudo do tema se faz por razões pragmáticas (tem aplicação prática) e pelo caráter formativo (favorece o raciocínio lógico quantitativo, a abstração e a organização mental). É de grande importância que o aluno tenha a habilidade para comparar quantidades e saiba formalizar matematicamente tal comparação.
Nível de ensino:
6ª série do ensino fundamental / 1º ano do 3º ciclo do ensino fundamental.
Objetivos:
• Interpretar o conceito de razão;
• representar matematicamente a razão de dois números
• resolver problemas.
Tempo previsto:
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Proposta:
Primeiro momento:
Leitura do texto: “As razões de uma boa pescaria” (em anexo). A leitura se fará até a parte em que é apresentada ao leitor a situação-problema. Após a leitura do mesmo, os alunos são divididos em grupos de três a quatro alunos e, sem a tutela do professor, deverão levantar hipóteses, arriscar-se na busca da solução para a questão do texto. Estima-se que o tempo necessário para que os grupos possam discutir o problema seja de 15 minutos. O professor analisará, então, a resposta de cada grupo em conjunto com a turma sem, contudo, dar a resposta correta. Após este período, a leitura da parte final do texto deverá ser feita. Os alunos comparam a solução apresentada pelo livro com a solução de cada grupo.
Segundo momento:
Aula expositiva. Alunos e professor lêem o texto do livro didático em voz alta. É importante que o professor valorize o livro para que o aluno o tenha como referência para o estudo individual.