Violencia e criminalidade
VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE
A criminalidade e a violência são assuntos bastante atuais. Muitos pesquisadores da política, das universidades, dos governos e da sociedade civil como um todo têm tentado formular explicações lógicas para esse fenômeno. O cientista francês Jean-Claude Chesnais, conceituado demógrafo e especialista em violência urbana, em visita que realizou ao Brasil em outubro deste ano, traçou um respeitável estudo sobre a violência criminal no
Brasil.Seis causas foram levantadas por Chesnais como fatores responsáveis pela atual situação:
1. Fatores sócio-econômicos (pobreza, agravamento das desigualdades, herança da hiper-inflação).
2. Fatores institucionais: insuficiência do Estado, crise do modelo familiar, recuo do poder da Igreja.
3. Fatores culturais: problemas de integração racial e desordem moral.
4. Demografia urbana: as gerações provenientes do período da explosão da taxa de natalidade no Brasil chegando à vida adulta e surgimento de metrópoles, duas das quais megacidades (São Paulo e Rio de Janeiro), ambas com população superior a dez milhões de habitantes.
5. A mídia, com seu poder, que colabora para a apologia da violência.
6. A globalização mundial, com a contestação da noção de fronteiras e o crime organizado (narcotráfico, posse e uso de armas de fogo, guerra entre gangues). Para reverter esse quadro, Chesnais propôs:
1. A criação de um Conselho Superior dos Meios Audiovisuais.
2. A reabilitação do Estado: a informação (estatística, melhores informações criminais), a repressão ao crime (melhor equipamento e investimento no pessoal da polícia, justiça e sistema prisional), a prevenção ao crime (escola, saúde, habitação, emprego).
3. Política criminal: cooperação internacional, revolução na informação, controle das rotas da droga, e luta contra o crime organizado, regulamentação das armas de fogo.
4. Mudança cultural: a integração social e a promoção da igualdade dos