Razão Variável
De acordo com Millenson, J.R, o conceito de nível operante é a observação dos comportamentos emitidos por um animal, no caso ratos, por ser um animal de pequeno porte e de reprodução rápida. E que tem como reação nenhum tipo de consequência para uma resposta ser emitida.
Segundo Moreira e Medeiros, compartilha da mesma ideia que Millenson, pois para eles nível operante é o sujeito agir sem necessidade de manipulação para que o comportamento seja modificado, pois para se certificar de um determinado efeito de uma variável sobre o comportamento, é preciso saber como se comporta antes mesmo dela ser introduzida, ou seja, ele não precisa de nenhum tipo de reforço para operar sobre o determinado ambiente.
OBJETIVO:
Verificar quais os comportamentos o sujeito apresenta quando é colocado pela primeira vez na gaiola experimental, isto é, observar suas atitudes de levantar, farejar, coçar, parar, etc.
PROCEDIMENTO:
Primeiramente organizou-se a bancada, limpou com álcool 70%, forrou a parte dela com papel toalha, colocou uma toalha dentro da gaveta da caixa, para caso o sujeito evacuasse ou urinasse, tivesse uma proteção, em seguida colocou água no recipiente, e a condicionou na caixa experimental, sendo esta utilizada para prática do exercício.
Após toda a bancada arrumada, pegou o sujeito no biotério no qual se encontrava em privação de 48 horas sem tomar água e levou-o para caixa, inseriu-o dentro e fechou a porta. Ligou a caixa na tomada, deixou a chave no manual e acionou o cronômetro.
Em seguida iniciou o registro do comportamento do sujeito de farejar, coçar, levantar, pressionar a barra e ficar parado minuto a minuto por 10 minutos.
Depois de todo o processo realizado, desligou a caixa, retirou da tomada, pegou o sujeito e o levou ao biotério colocando de volta a garrafa de água, e que o mesmo tomou desesperadamente.
GRÁGIFO:
F=Farejar
L=Levantar
PB=Pressionar a Barra
P=Parado
C=Coçar
Observação do