relatório razao variavel
Relatório
Reforçamento contínuo
Emily Bruna Vargas
Abril/2014
Resumo
O presente relatório traz os resultados do Reforçamento Contínuo. O objetivo do exercício de Reforço Contínuo é observar a frequência do comportamento de pressão à barra após a introdução de uma variável independente (comida) esse comportamento é reforçado através da disponibilização da consequência sempre que a resposta desejada é emitida, no caso quando houver pressão à barra. As sessões de Reforço Contínuo têm o objetivo de fortalecer o comportamento de pressão à barra e avaliar o efeito contingente da variável sobre o comportamento do sujeito. Durante os 30 minutos de observação o rato (programa Sniffy) pressionou a barra 475 vezes. Alem das pressões foram anotadas suas outras ações como andar, farejar, erguer, limpar e parar, durante este tempo o rato não ficou parado em nenhum momento.
Introdução
O reforço no mundo real nem sempre é consistente ou continuo, mas, mesmo assim, a aprendizagem ocorre e os comportamentos persistem, ainda que reforçados só intermitentemente. A pesquisa de Skinner mostrou que, quanto menor o intervalo entre reforços, tanto mais rápida a resposta do animal. (Schultz 1992)
Um reforçador condicionado é eficaz apenas se um organismo se encontra privado de outro reforçador com o qual o reforçador condicionado foi associado. (Whaley 1980)
Uma vez colocado o comportamento sob controle de um estimulo, freqüentemente verificamos que outros estímulos também são eficazes. Para avaliar a extensão total de mudança ocasionada pelo reforço, precisamos investigar os efeitos de um grande numero de estímulos. (Skinner 1998)
Chamamos de reforço a toda conseqüência que, mediante uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência da resposta. Considerando as conseqüências que aumentam a freqüência de respostas, é dito que o