diabetes
Estudo feito primeiro no Brasil,com o uso de Células tronco deixa pacientes livres de insulina por mais de quatro anos.
Um estudante de 20 anos,Renato Fernandes Silveira,foi o primeiro no mundo á ficar livre da insulina após um transplante de Células tronco. Há quatro anos ele não precisa mais das injeções.Esta terapia mudou tanto sua vida que ele pretende estudar Endocrinologia para ajudar no tratamento do Diabetes.
Um Estudo feito no Brasil que está sendo liderado pelo imunologista Júlio Voltarelli e pelo Endocrinologista Carlos Eduardo Couri do Hospital das clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Campus RibeirãoPreto,faz o uso das Células tronco para controlar o diabetes tipo 1.Que é uma doença autoimune,pois as Células de defesa lutam contra o Pâncreas impedindo que o mesmo produza as células Beta, que são responsáveis por produzir a insulina, sem ela o açúcar acumula no sangue, e este acontecimento a longo prazo,pode causar vários danos para o paciente como por exemplo a Cegueira. Por isso quando acontece sua falta o paciente é obrigado a recorrer á insulina Sintética, fornecida por meio de três ou mais injeções diárias.
Obteve-se um estudo com 23 participantes, onde 12 estão vivendo livres de insulina, por períodos que chegam a quatro anos e meio. Outros tiveram resultado transitório, conseguiram ficar entre seis meses a quatro anos.
No entanto muitos estudos ainda devem ser concluídos, para que as Células tronco passem a ser uma forma de tratamento contra o Diabetes.
De acordo com o estudo realizado, este tratamento funciona da seguinte forma; O paciente deve ser recentemente diagnosticado com a doença, porque o Pâncreas não pode ter sido totalmente agredido pelas células de defesa, ainda precisam existir algumas células Beta sobreviventes para que possa ser possível o tratamento.
E usado o tratamento com a destruição das células doentes, que são auto imunes, e