Razão de Três
Regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, determinar um valor a partir dos três já conhecidos. Passos utilizados numa regra de três simples: 1º) Construir uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência. 2º) Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. 3º) Montar a proporção e resolver a equação.
As regras de três são utilizadas quando você tem a relação de dados que guardam, entre si, razão de proporcionalidade. Elas podem ser regras de três simples, quando há apenas duas grandezas (quantidade de farinha e número de ovos para um bolo, número de operários e de dias para terminar uma obra), ou compostas, quando há mais de duas grandezas envolvidas no problema.
Determinação da proporcionalidade direta e inversa
A primeira providência é determinar se cada grandeza é diretamente ou inversamente proporcional ao que você quer.
A regra de três composta é muito utilizada em situações de comparação proporcional envolvendo três ou mais grandezas e o processo de resolução parte do princípio resolutivo da regra de três simples. Após a leitura do problema devemos relacionar as grandezas da situação, para isso montaremos uma tabela completando com uma incógnita o termo a ser calculado, analisando as grandezas diretamente e inversamente proporcionais em comparação à grandeza representada pela incógnita.
Para o melhor entendimento da regra de três composta e a sua forma de resolução, acompanhe os exemplos resolvidos a seguir:
1-) Para dividirmos 4 litros de H2O precisamos de 20 copinhos. Se tivermos 12 litros de H2O, quantos copinhos precisaremos? Volume Copinhos 4 litros 20 12 litros x
R: 4 = 20 4X=12.20 --- ----