razao e proporçao
Razão é uma forma de se realizar a comparação de duas grandezas, no entanto, para isto é necessário que as duas estejam na mesma unidade de medida.
A razão entre dois números a e b é obtida dividindo-se a por b. Obviamente b deve ser diferente de zero. ou 32 : 16 é um exemplo de razão cujo valor é 2, isto é, a razão de 32 para 16 é igual a 2.
Você só poderá obter a razão entre o comprimento de duas avenidas, se as duas medidas estiverem, por exemplo, em quilômetros, mas não poderá obtê-la caso uma das medidas esteja em metros e a outra em quilômetros ou qualquer outra unidade de medida que não seja o metro. Neste caso seria necessário que fosse eleita uma unidade de medida e se convertesse para ela, a grandeza que estivesse em desacordo.
Na razão, o número a é chamado de antecedente e o b tem o nome de consequente.
Chama-se de razão entre dois números racionais A e B, com B≠ 0, ao quociente entre eles. Indica-se a razão de A para B por ou A:B, onde A é o antecedente e o B é consequente.
Exemplo:
Na sala do N3T do CEP há 20 rapazes e 25 moças. Encontre a razão entre o número de rapazes e o número de moças. (lembrando que razão é divisão). (Indica que para 4 rapazes existe 5 moças).
Voltando ao exercício anterior, vamos encontrar a razão entre o número de moças e rapazes. (Indica que para 5 moças existe 5 rapazes). lê-se: 4 está para 5, ou 4 para 5.
0,333... 2,1 = = = = , logo 10 está para 63.
PORCENTAGEM:
Porcentagem ou razão centesimal são as razões cujo termo consequente é igual a 100. Representamos a porcentagem através do símbolo "%".
10% é o mesmo que 0,10 (10 centésimos).
PROPORÇÃO:
Proporção nada mais é que a igualdade entre razões.
Digamos que em determinada escola, na sala A temos três meninos para cada quatro meninas, ou seja, temos a razão de 3 para 4, cuja divisão de 3 por 4 é igual 0,75. Suponhamos que na sala B, tenhamos seis meninos para cada oito meninas, então a razão é 6 para 8, que também é igual