Raz O E F ER 2015
RAZÃO E FÉ
Ensino Religioso
Giulia Ribeiro Del Papa Nº 12 9º ano B
Origem do Mundo
Segundo a teoria, há cerca de 15 bilhões de anos toda a matéria que constitui o Universo concentrava-se num único ponto, que explodiu, dando origem a tudo o que conhecemos... E até ao que ainda não conhecemos. Essa origem bombástica é comprovada por várias observações científicas, mas possui alguns problemas. O principal deles é que, pelas leis da física, a explosão estaria sujeita a pequenas flutuações que tornariam o universo irregular - o que não acontece na realidade. "Existem mais de 50 teorias que tentam resolver essa questão", diz o físico Augusto Damineli, da Universidade de São Paulo (USP). A ideia mais aceita foi proposta pelo físico americano Alan Guth em 1981: nas primeiras frações de segundo, a explosão teria se expandido a uma velocidade muito maior do que a da luz. Isso teria deixado uniforme o Universo que observamos, mas encoberto tudo o que acontecera.
Mas já na versão religiosa, no livro de Gênesis explica que no começo Deus criou o céu e a terra, a terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo e escuro, então Deus disse:
-Que haja luz!
E a luz começou a existir! Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão.
Então Deus disse:
- Que haja no meio da água uma divisão que a separe em duas partes.
Aí Deus disse:
-Que a água que está debaixo do céu se ajunte em um só lugar a fim de aparecer terra seca!
E depois criou os seres vivos.
Origem do Homem
A teoria evolucionista baseia-se nos estudos do cientista inglês Charles Darwin, que propôs o evolucionismo em um de seus livros, “A Origem das Espécies”. De acordo com Darwin, todos os seres vivos tiveram sua evolução a partir um ancestral comum. As mudanças ocorridas e as diferenças entre as espécies deram-se pelo processo de seleção natural, no qual os indivíduos que melhor se adaptam ao meio ambiente sobrevivem,