Raymond Unwin e as Cidades Jardins
Sir Raymond Unwin, um dos personagens mais importantes na história do planejamento urbano inglês e na criação de habitações padrão para a classe trabalhadora, interessou-se cedo por questões sociais e foi inspirado pelos ideais de John Ruskin e William Morris, entre outros.
PARCERIA ENTRE UNWIN E PARKER
Em 1896 formou uma parceria com seu primo Barry Parker. Unwin se convenceu de que os princípios do Arts and Crafts, movimento estético surgido na Inglaterra na segunda metade do século XIX, deveriam ser aplicados nas casas da classe trabalhadora, e, em 1898, eles publicaram desenhos para habitações cooperativas. Em 1901, publicaram o livro The Art of Building a Home, que acabou por popularizar o movimento Arts and Crafts, e obteve como resultado de seu sucesso a construção de casas de acordo com sua concepção no começo do século XX.
ARTS AND CRAFTS
A obra de Raymond Unwin foi muito influenciada pelo movimento Arts and Crafts, movimento estético e social inglês da segunda metade do século XIX, que defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. O movimento buscava revalorizar o trabalho manual e recuperava a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano, uma busca pelo autêntico e significativo. Pode-se dizer que o movimento Arts and Crafts foi uma crítica à Revolução Industrial. Unwin se inspirou também nos idealizadores do movimento: Morris e Ruskin.
Em 1904, Unwin e Parker venceram o concurso realizado pela Fisrt Garden City, Ltd. para o planejamento de Letchworth. Letchworth não foi apenas a primeira de uma nova geração de ambientes ideais, mas inspirou a criação de subúrbios-jardim, como Hampstead Garden Suburb, em Londres, também projetada por Unwin e Parker. Mais significativamente,