Ratreabilidade logistica
A utilização de um sistema de Rastreabilidade possibilita um controle total de todas as etapas da cadeia de suprimentos, fornecendo instrumentos fundamentais para análise e gestão de riscos. Controlando melhor os riscos, a empresa pode maximizar os seus resultados, além de oferecer mais segurança e confiabilidade ao consumidor. Outro aspecto fundamental é o fator diferenciação de produto. Ao obter certificação de origem (Documento de Posse) e processamento, a empresa pode diferenciar e agregar valor a seus produtos. Vale lembrar que a adequação aos sistemas da qualidade pode implicar na obrigatoriamente da aplicação do conceito de rastreabilidade na cadeia de suprimentos.
Rastreabilidade na Cadeia de Suprimentos A Rastreabilidade deve ser aplicada na cadeia de suprimentos objetivando a correta identificação e localização de qualquer produto em qualquer elo da cadeia de suprimentos. Para isso, é necessário que todos os parceiros comerciais da cadeia possuam um padrão único de identificação (Unidade Rastreavel) e comunicação, além de estarem integrados, em processos colaborativos, nos quais a informação relevante é trocada continuamente entre os componentes da cadeia. É através deste mecanismo que ser controla a “posse” do produto, garantindo a integridade em cada elo da cadeia de suprimentos. É de responsabilidade de cada empresa gerenciar o que ela recebeu de seus fornecedores e o que está entregando a seus clientes. Precisão e rapidez no registro e recuperação dos dados também são dois elementos de referência de sistema de rastreabilidade.
Entenda a rastreabilidade Para facilitar a prevenção e a identificação da origem de um problema, empresas mantêm registros de toda a vida de um produto, desde a matéria-prima utilizada, processo de produção, armazenamento e sistema de distribuição. Essas informações são as bases para a elaboração dos sistemas de rastreabilidade. Sua funcionalidade depende da