Trabalho
2 nada mais é do que conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem tendo em vista a percepção de que as palavras são construídas por diversos sons, que desenvolve nas pessoas ouvintes o contato com a linguagem oral da sua comunidade com diferentes formas linguísticas pois qualquer indivíduo é exposto dentro de uma cultura, formando assim sua consciência fonológica.
3 o professor como orientador deve sempre fazer leitura complementar, pois a leitura em voz alta ajuda os alunos que não sabem ler a entender como é a lingua escrita dos livros. Além disso Contar histórias todos os dias para os alunos estabelece aos poucos a percepção de que o ato de ler é um hábito do cotidiano, com isso estimulando o gosto pela leitura.
4 é conversar sobre a leitura que fez , compartilhar impressões com outros leitores, questionar, duvidar, descobrir novas possibilidades para uma melhor compreensão da obra, aprofundar o estudo e a reflexão a respeito de conteúdos das diversas áreas curriculares, os recursos expressivos mobilizados pelo autor, bem como debater temas polêmicos.
5 A oralidade acontece na expressão do pensamento por meio da fala, conversa, escuta, comunicação e se configura em uma herança cultural. E a cultura escolarizada que apresenta elementos como a escrita, avaliação e disciplina.
6 Medeiros e Oliveira diz que o desenvolvimento da conciência fonologica da criança é