Ratata
As transformações técnico – científicas, econômicas e políticas.
Segundo pesquisadores acerca do tema, revolução técnico-científica, também é denominada de revolução informacional, Terceira Revolução Industrial ou mesmo revolução tecnológica. Sendo que um dos diversos fatores que desencadearam tal acontecimento foi a globalização dos mercados, a produção flexível, o desemprego estrutural, ou seja, fatos tanto na área econômica quanto política.
Tais transformações mostram a diversidade e os contrastes da sociedade, sendo que elas resultam da ação concreta do homem, ou seja, interesses conflitantes que se manifestam no Estado e no mercado.
A revolução técnico-científica está fundamentada em três aspectos inovadores: a microeletrônica, a microbiologia e a energia termo nuclear. A energia termo nuclear pode ser comparada a primeira Revolução técnico - científica, a qual houve a descoberta e utilização da energia a vapor; a microeletrônica vem promovendo modificações nas necessidades, nos hábitos e nos costumes da sociedade através dos novos “instrumentos” apresentados, e a microbiologia é responsável por grandes descobertas da vida, mas também, por diversos perigos para a existência do homem e do planeta.
Pode-se comprovar alguns fatos dessa tríade revolucionaria na sociedade, como por exemplo, o decaimento do trabalho humano na agricultura ou mesmo na indústria, o qual são substituídos por maquinários com um grande avanço tecnológico.
É necessário também dar uma ênfase a Revolução Informacional a qual, foi possível promover o surgimento de uma nova linguagem comunicacional; divulgar os diferentes tipos de informação digital; ajudar no entretenimento e na educação social e também promover um maior acúmulo de informações acerca dos acontecimentos sociais. Sendo que tal revolução gerou uma nova forma de divisão social e de exclusão, de um lado os que possuem o monopólio de informação e do outro, os