rascunho do tc lit
Este trabalho tem o objetivo de apresentar o Simbolismo e o Parnasianismo, tratando de cada período separadamente.
2 O PARNASIANISMO
Esta escola está fortemente vinculada à poesia também se liga ao Naturalismo e ao Impressionismo. É muito objetivo e a descrição está nitidamente presente, nesse período há uma grande preocupação com a métrica da poesia, com ritmo e a rima o coloquialismo nunca será usado somente a norma culta. Toda a subjetividade que antes foi apreciada no Romantismo, já não vai interessar, no lugar do egocentrismo romântico, encontramos um enorme interesse em descrever e analisar a realidade no lugar dos heróis agora aparecem pessoas comuns.
2.1 CONTEXTO HISTÓRICO E AS CARACTERÍSTICAS DA POESIA PARNASIANA
A Revolução Francesa espalha-se pela Europa no começo do século XIX. As nações europeias se esforçam para conter o avanço das ideias liberalistas. O ano de 1848 é marcado de lutas sociais e ideias políticas. A sociedade europeia vive os efeitos da Revolução Industrial.
Dentre as características do Parnasianismo temos a objetividade; vai direto ao assunto e o descreve, o culto à forma; uma característica muito importante, pois se faz sempre presente a preocupação de se criar poemasou sonetos perfeitos na forma, métrica, ritmo e rima com um vocabulário bastante culto, impessoalidade; nesse período não encontramos a presença do “eu”; a arte pela arte, a questão da arte não precisar de um complemento, ela fala por si só.
2.2 PRINCIPAIS AUTORES
Alberto de Oliveira (Palmital de Saquarema, Província do Rio de Janeiro, 1859 – Niterói, 1937). Frequentou o curso de Medicina, formado em Farmácia, exerceu cargos públicos ligados ao ensino, professor e poeta, em 1924 foi eleito príncipe dos poetas brasileiros. Entre as suas obras estão: Canções Românticas, 1878; Meridionais, 1884; Sonetos e Poemas, 1885; Versos e Rimas, 1895; Poesias, 1900 entre outras.
Raimundo Correia (Costas do Maranhão, 1859 – Paris, 1911). Fez