Desafio 2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Polo de Indaiatuba
Pedagogia EAD – 3 º semestre
Desafio Profissional
AMANDA BEDOIAN DE OLIVEIRA
DAYANI SOBRAL PEREIRA
LUCIANI ALVES BEGA
MARCELA PEREIRA DE MACEDO
NEUZA RIBEIRO DA ROCHA
RA: 8737998056
RA: 8988206027
RA: 8940181653
RA: 8754152151
RA: 8941173846
O Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão da disciplina História da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do Letramento sob orientação do professor-tutor presencial Vanessa Aparecida da Rosa Covre.
Indaiatuba, 2015.
Introdução
Neste trabalho foi abordado o tema sobre o início do magistério no Brasil com destaque na educação infantil e na profissionalização do docente. E assim foi elaborado um roteiro com perguntas relacionadas ao magistério e uma entrevista foi desenvolvida com uma profissional da educação para saber os motivos que o levou a escolher o magistério. E destacando as mudanças na forma de alfabetização e nos métodos adotados nas práticas docentes. E para finalizar um texto envolvendo e destacando a profissionalização dos professores no Brasil ressaltando as informações obtidas na entrevista.
A história do magistério.
O magistério primário era uma ocupação exercida no século XIX, principalmente por homens, e só no século XX passou a ser ocupado por mulheres.
Foram os homens os primeiros a serem nomeados para as escolas públicas brasileiras nas primeiras décadas do século XIX. E isso se dava pois nesta época a educação fora de casa era limitada aos meninos e a bem pouco deles.
Em 1827 ocorreu a primeira legislação a respeito da educação feminina, que determinou que se estabelecem escolas para a população de todas as cidades e vilas do Império para ambos os sexos, mas na realidade só acabou existindo no papel.
A década chave foi em 1870, que foi quando surgiu uma grande percepção das necessidades de reformas essenciais na