Rascunho de relatorio
Prática I – Conduta e procedimento do laboratório
Introdução
Ao entrar em um laboratório em que ocorram experimentos químicos certas regras são necessárias, assim, ajudando a evitar que algum acidente aconteça. São elas: de manuseio das substancias, como usar os equipamentos e guarda-los corretamente, de vestimentas e acessórios além de primeiros socorros.
A prática da conduta esta presente desde o primeiro momento em que se pisa no laboratório. Sendo marcada pelo primeiro passo, que é o uso de jaleco, óculos de proteção, máscaras, luvas, calça e sapatos fechados. Depois vem a noção de manuseio do material de laboratório e das substancias nele usadas.
[Universidade Federal Fluminense - UFF. Instituto de Química. Departamento de Química Inorgânica, roteiro para as aulas experimentais de Química Geral. Niterói, 2013. P 15,3p]
Conclusão
O conhecimento sobre as normas de um laboratório são indispensáveis, ainda mais por ser um ambiente propício a certos eventos indesejados. Ser muito cauteloso e pedir ajuda a algum supervisor quando surgir alguma duvida é algo que não pode ser descartado em hipótese alguma. Além de sempre que possível da uma lida nas regras e normas para ter certeza que nada foi deixado passar.
Relatório – Química Experimental I
Prática II – Cor e pH
Introdução
A absorção e emissão de luz de um material estão diretamente ligados a excitação de elétrons. Acontece quando há absorção de energia assim, passam para níveis mais altos. Quando os elétrons voltam para os níveis mais baixos, liberam a diferença de energia e esta liberação pode ocorrer na forma de emissão de luz.
Na emissão/absorção da luz, de acordo com o comprimento da onda, o olho humano consegue capta-la. Sendo a faixa visível de 400 a 700 nm. Sendo as cores violeta, azul, verde, amarelo e vermelho correspondente a um comprimento de onda nesse intervalo.
As cores são úteis em inúmeros aspectos do dia-a-dia das pessoas.