fundamentos filosóficos da educação
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
NOME: AMANDA MARA DOS SANTOS NOME: ELIANE FERREIRA NEVES NOME: GISELE SANTOS DA ROCHA NOME: KÁTIA BERNARDO DOS SANTOS COSTA NOME: SILVANY DE OLIVEIRA MONTEIRO
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido a partir da compreensão, dos textos, links e artigos proporcionados pelo ATPS. Pesquisarmos e analisamos sobre implantação da filosofia e o seu ensino no currículo escolar. Destacamos as contribuições de grandes filósofos e a importância de cada um deles para a educação , pois seus pensamentos filosóficos puderam influenciar diretamente na educação nos dias de hoje, como o amor ao próximo, costumes e valores.
Filosofia
A filosofia distingue-se de disciplinas como a história ou a física por apresentar poucos resultados consensuais: a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto. Não há respostas amplamente consensuais sobre se temos ou não livre-arbítrio, se Deus existe, quais são os fundamentos da ética, ou sobre a natureza da arte. Isto contrasta com a história, a biologia ou a física; nestas disciplinas há muitíssimos resultados amplamente consensuais.
É importante compreender o que significa dizer que a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto. Esta afirmação não significa três coisas.
Em primeiro lugar, não significa que não há resultados; claro que há
Em segundo lugar, não significa que não há alguns resultados consensuais em filosofia.
Em terceiro lugar, defender que a filosofia é fundamentalmente uma disciplina em aberto não é necessariamente o