raquitismo
Raquitismo é uma doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais frequentes da infância em muitos países em desenvolvimento. A causa predominante é a deficiência de vitamina D, seja por exposição insuficiente à luz solar ou baixa ingestão através da dieta; mas a deficiência de cálcio na dieta também pode gerar um quadro de raquitismo.
Osteomalacia é o termo usado para descrever uma condição semelhante que ocorre em adultos, geralmente devido à falta de vitamina D.
Índice
[esconder]
1 Fisiopatologia
2 Etiologia
2.1 Diminuição da vitamina D (raquitismo primário)
2.2 Diminuição de fósforo azul (raquitismo secundário)
2.3 Diminuição de fosfato (raquitismo terceário)
3 Apresentação
4 Diagnóstico
5 Tratamento e prevenção
5.1 Dieta e luz solar
5.2 Suplementação
5.3 Tratamento da patologia de base
6 Prognóstico
7 Bibliografia
[editar]Fisiopatologia
A vitamina D conjuntamente com a CALCITONINA têm a função de manter a concentração de fosfato, sulfato em níveis adequados para permitir a mineralização óssea. A vitamina D é proveniente da dieta, seja de origem vegetal (ergocalciferol - D2), seja de origem animal (colecalciferol - D3), estas são transportadas para o fígado e transformadas em calcidiol (reserva de vitamina D) e este é levado para os rins e transformados em calcitriol.
A função deste, que é um metabólito ativo, é de aumentar a absorção intestinal de cálcio e fósforo e também de promover o depósito de cálcio e fósforo no osso. Portanto quando há falta deste, o mecanismo não ocorre e se tem diminuição da mineralização.
[editar]Etiologia
Criança que sofre de raquitismo. Note as perna em arco e o pulso direito alargado.
A vitamina D é necessária para absorção adequada do cálcio nos intestinos. Na ausência de vitamina D, o cálcio da dieta não é absorvido adequadamente, resultando em hipocalcemia, levando a deformidades no esqueleto e dentes, além de