Raquitismo
Raquitismo é uma doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais frequentes da infância em muitos países em desenvolvimento. A causa predominante é a deficiência de vitamina D, seja por exposição insuficiente à luz solar ou baixa ingestão através da dieta; mas a deficiência de cálcio na dieta também pode gerar um quadro de raquitismo.
Raquitismo em crianças O raquitismo é uma doença que atinge toda a parte do tecido ósseo e que ocorre quando a criança está desenvolvendo o seu crescimento. O raquitismo é a deficiência de cálcio no osso, causada pela falta da vitamina D. Geralmente acontece quando a criança tem uma ingestão falha dessa vitamina ou ela é insuficiente para que os ossos se desenvolvam. Pode acontecer também da vitamina D não ser absorvida pelo corpo, já que ela depende da exposição à luz do sol para acontecer de maneira correta.
Outros fatores que podem causar o raquitismo são os fatores genéticos hormonais, nutricionais e culturais que podem causar a falta da vitamina D. Pode acontecer da mãe ter a falta dessa mesma vitamina durante a gravidez, o que fará com que o feto se desenvolva com a deficiência da mesma.O raquitismo geralmente aparece entre os seis meses e o terceiro ano de vida da criança. Quando o bebê começa a andar é que os problemas se acentuam e ficam mais visíveis, já que o raquitismo causa alterações nas pernas e na coluna vertebral da criança; é comum as crianças com raquitismo apresentarem baixa estatura.
O raquitismo é mais comum em crianças que nascem prematuras e os principais sintomas que a mãe deve observar são irritabilidade, insônia e sudorese principalmente na parte da cabeça durante a amamentação. Esses sintomas só aparecem aos seis meses de idade.
Nos adultos esta ausência da vitamina D também ocorre, mas dá origem a outro quadro similar, conhecido como Osteomalacia.
Esta substância é fundamental para que o cálcio e o fósforo