Raquel Martins
Questões para reflexão (Bloco 1):
1. O que é justiça afinal? Aponte situações no filme em que a justiça foi cumprida e outras em que a justiça falhou.
Justiça é o princípio básico, e é que tem o objetivo de manter a ordem social através da prevenção dos direitos em sua forma legal. Na primeira cena do filme a justiça falhou, pois a negra alforriada foi roubada e mesmo tendo liberdade não conseguiu recuperar seus escravos e ainda perdeu seu julgamento por ter ofendido quem lhe havia seus escravos. A justiça funcionou na cena onde representa a indenização paga ao dono do escravo, após o golpe do senhor lhe havia tomado por emprestado.
2. A escravidão realmente acabou?
A escravidão ainda não acabou totalmente, ela apenas mudou sua forma, mais ainda continua existindo.
3. Quais são as novas formas de escravidão?
A escravidão na atualidade é representa por trabalhadores de cana de açúcar, nas grandes fazendas, a escravidão sexual, de menores trabalhando, também é visto no tráfico e até mesmo nas indústrias.
4. Como o filme retrata as favelas? Comente a cena na qual Ricardo atola o carro próximo à cena de um assassinato.
O filme relata a favela, com um local de gente muito pobre, onde as pessoas não têm muitas esperanças, um local carente de doações, um local cheio de marginais. Quando o carro de Ricardo fica atolado perto de uma cena de crime, é quando Ricardo pensa que será assaltado, quando na verdade as pessoas o ajudam.
Questão única para todos os grupos:
Em sua opinião, o que significa a expressão: “Vale quanto pesa ou é por quilo?”
Essa expressão no filme significa desigualdade, na minha opinião não significa somente desigualdade mas se trata também preconceito, claro seguindo o conceito do filme.