RAPHAEL BRUNELLI SOCIOLOGIA DESIGN GR FICO NOTURNO 1 PP
408 palavras
2 páginas
RESUMO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A sociologia surgiu por volta do século XVII acompanhada da mudança de mentalidade, comportamento e evolução do pensamento científico, mas se intensificou apenas no século XVIII, com a Revolução Industrial. Com a Revolução Industrial também vieram significativas e aceleradas mudanças, foi neste cenário que houve a primeira necessidade de explicar fenômenos sociais até então desconhecidos. Esse período histórico foi marcado por aspectos positivos e negativos, tendo os positivos como maior produtividade e a inédita possibilidade de ascensão social, e os negativos, como aumento na taxa de mortalidade, epidemias, problemas sociais e inchaço das cidades.
O cenário da Revolução Industrial intensificou a investigação, observação e experimentação. Intelectuais da época se atentaram ao fato de fábricas estarem explorando funcionários, principalmente mulheres e crianças, onde conseguiam desenvolver opiniões e pontos de vista que fugia da visão sobrenatural, tida por todos até então. Foi nesse ambiente que surgiu o pensamento que o processo histórico deveria ser compreendido, que a sociedade deveria ser estudada a partir de subgrupos e não indivíduos de maneira singular. Nesse período foram implantados pensamentos que seriam amadurecidos e discutidos posteriormente.
Os Iluministas, tidos como grandes pensadores dessa época defendiam o modelo Newtoniano que abrangia o ato de contestar, observar, experimentar e coletar dados, indo contra o modelo de Descartes, que se baseava na dedução. Os Iluministas usavam os estudos para fundamentar críticas à realidade da sociedade feudal, buscando transforma-la.
A nova sociedade também não via mais as instituições como instituições sagradas ou algo imutável. A população francesa, por exemplo, insatisfeita com os privilégios concedidos aos nobres que mantinham o poder político, maiores recursos financeiros e eram isentos de impostos, tomaram o poder da burguesia em 1789. Assim, colocaram fim nas práticas que