Ranula
Genaro, L; Yunes, JRM; Lia, RCC; Gaetti-Jardim Júnior, E; Marqueti, AC.
Introdução
Rânula é o achado clínico de lesões císticas no soalho da boca. O termo é derivado da palavra latina “rana” (significando rã) e descreve o inchaço azulado e translucente que lembra o abdome da rã. (HABERAL, et al. 2004)
Sua etiopatogenia é o traumatismo local, podendo provocar a ruptura ou obstrução do ducto da glândula salivar acometida, ocorrendo extravasamento e acúmulo de muco salivar no interior do tecido conjuntivo na região do assoalho bucal.(REGEZI; SCIUBA, 1991 e MARZOLA, 2005)
Objetivo
O objetivo deste estudo é relatar um processo cístico de retenção mucoso em região de carúncula sublingual .
Relato Do Caso Clínico
Paciente do gênero masculino, raça branca, 39 anos de idade, compareceu à clínica do Curso de Odontologia – Unifeb Barretos/SP apresentando lesão nodular endofítica, localizada na região lingual anterior altura de 33 a 42, única, superfície lisa, brilhante, íntegra e de coloração rosa-palida, com limites nítidos e mucosa adjacente normal.
Diagnóstico Diferencial : Cisto Dermóide, Rânula E Adenoma Pleomorfo E Adenocarcinoma.
Diagnóstico Clínico : Adenoma pleomorfo,
Tratamento: indicou-se a exérese total da lesão sendo que o exame histopatológico confirmou o diagnóstico de Rânula. O pós-operatório evoluiu favoravelmente.
Conclusão
A técnica da marsupialização no tratamento das rânulas é uma alternativa a ser considerada por ser um procedimento de simples realização e pouco traumático, bem como por apresentar prognóstico favorável, quando bem indicada.
Bibliografia
HABERAL , I.; GÖÇMEN, H.; SAMIN, E. Surgical management of pediatric ranula. Int J Ped Otorhinolaryngol. 2004;68:161-3.
MARZOLA, C. Fundamentos de Cirurgia Buco Maxilo Facial. CDR, Bauru: Ed. Independente, 2005, 2237 p.
REGEZI, J. A.; SCIUBA, J. I. Patologia bucal: