Contadores modernos
Drª. Silvia Modesto Nassar , Cleber Augusto Biazus
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Silvia@inf.ufsc.br , clebiazus@bol.com.br
BRASIL.
RESUMO
Baseado no papel que o contador desempenha na sociedade atual, este artigo tem por objetivo mostrar a responsabilidade que possui o Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Pública, na formação deste profissional, através da visão dos egressos. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva, procurando averiguar a qualidade e a adequação dos conteúdos das disciplinas que compõem a grade curricular do curso e seu respectivo aproveitamento em relação a atuação do profissional no mercado de trabalho. Os dados obtidos através da pesquisa demonstraram que para a formação de um profissional competente na área de Contabilidade é necessário dar maior ênfase na dimensão sócio-econômica em detrimento das dimensões culturais e organizacionais dos conteúdos programáticos. Portanto, se faz necessário, que haja uma reestruturação na grade curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, de forma que venha ao encontro da construção adequada de conhecimentos para a formação competente desses profissionais dentro das reais exigências do mercado.
CONCLUSÕES
Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de discutir a adequação do ensino em nível de graduação proporcionado pelo Curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior Pública, às necessidades do mercado de trabalho, pois há necessidade de estar atenta às transformações que ocorrem no ambiente em que está inserida e ajustar-se para a habilitação de indivíduos que tenham capacidade de serem os promotores das mudanças no amanhã.
Justifica-se a presente pesquisa como uma contribuição a mais no sentido de repensar o ensino da Contabilidade e a formação do Contador, em face