Ranking da Competitividade Global 2013-14
Global Competitiveness Report Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum)
O QUE É E COMO É ELABORADO O RANKING DA COMPETITIVIDADE GLOBAL?
O Ranking mede a competitividade econômica dos países em relação a um conjunto de indicadores e opiniões de pessoas qualificadas; especialmente executivos de empresas.
O Ranking da Competitividade é elaborado pelo Instituto de Administração de Lausanne na Suíça e baseia-se em dados públicos e na opinião dos executivos sobre três fatores: ambiente macroeconômico, instituições públicas e desenvolvimento tecnológico.
O relatório, publicado desde 1988, é realizado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial por meio do cruzamento estatístico de indicadores gerais com inquéritos de opinião recolhidos junto de milhares de líderes empresariais de mais de uma centena de países. O enfoque é colocado no ambiente macroeconômico, na qualidade das instituições públicas e no nível de desenvolvimento tecnológico.
O Fórum Econômico Mundial é uma organização não-governamental que presta consultoria à ONU e organiza o encontro anual em Davos, na Suíça.
Abrangendo na sua totalidade os aspectos mais relevantes da Macro e Microeconomia, dezenas de indicadores e questões de uma ampla pesquisa são considerados em três categorias, quais sejam:
1. Ambiente macroeconômico: inflação, taxa de juros, spread bancário (taxa cobrada em empréstimos), taxa de poupança interna, carga de impostos, regulamentação tarifária, acesso a financiamento, renda per capita, déficit público, crescimento do PIB, produtividade etc.
2. Instituições Públicas: instabilidade política, burocracia, corrupção, leis e contratos, funcionamento do sistema de justiça etc.
3. Desenvolvimento Tecnológico: capacidade de inovação tecnológica, número de patentes, analfabetismo tecnológico, nível educacional da população etc.
Os resultados obtidos disponibilizam informações essenciais para o planejamento e execução de ações que objetivam