Ramos da Contabilidade
A Contabilidade analítica é um ramo da Contabilidade que analisa os quadros/mapas (balanço, demonstração de contas, fluxos de caixa) visando a orientação futura de gestores e administradores de empresas.
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
Área da Contabilidade que estuda os imóveis, suas formas de valorização e desvalorização, seus diferentes tipos, como criar e manter seus registros contábeis etc.
A Contabilidade Pública é o ramo da contabilidade que se dedica ao estudo do patrimônio dos entes públicos, entendidos como aqueles que são regidos pelo direito público interno. A contabilidade pública, também chamada de contabilidade governamental, não deve ser confundida com a contabilidade nacional, pois esta é uma disciplina da economia, cujo objeto são as chamadas contas nacionais, como por exemplo, o produto interno bruto (PIB), cuja metodologia desenvolvida pela ONU faz uso do universal método das partidas dobradas.
Contabilidade rural é o ramo da contabilidade que estuda o patrimônio rural.
Contabilidade Tributária (ver tributo) é um campo de estudo e de aplicação das Ciências Contábeis, que se ocupa da contabilização por meio de lançamentos adequados das operações das empresas que produzam o fato gerador dos tributos incidentes sobre lucros ou resultados superavitários que geram obrigações tributárias principais. No Brasil os referidos tributos são de legislação da União, basicamente Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
Contabilidade Bancária – utilizada pelas empresas do chamado mercado financeiro
Contabilidade Industrial – utilizada pelas empresas industriais, que