RALOS E CAIXA DE AREIA
Instalações Hidrossanitárias
Engenharia Civil – 7º semestre
Faculdade Pitágoras de Londrina
RALOS E CAIXA SIFONADA
FUNÇÕES
Os ralos e as caixas sifonadas apresentam duas funções essenciais:
Conectar os ramais de descarga (águas servidas) aos ramais de esgoto no caso das caixas sifonadas;
E a função de coletar as águas de piso no caso dos ralos.
CAIXA SIFONADA
A caixa sifonada é uma caixa de coleta de água que funciona como sifão, que impede que o mau cheiro retorne. Ela é colocada no piso e recebe as águas servidas do lavatório, do chuveiro, para fazer conexões com tubos maiores do sistema.
Ou seja, as águas que forem coletadas dos ralos de chuveiros, áreas de serviço e outros pontos de escoamento de água serão levadas para as caixas sifonadas e da caixa sifonada para a rede de esgoto. RALOS
Os ralos recebem as águas de piso e as direcionam para rede de esgoto, como exemplo ralo de banheiros, quintais, cozinha, etc.
Diferentemente do local existem dois tipos de ralos que podem ser utilizados:
RALO SIFONADO
RALO SECO
RALO SIFONADO
Ele quem impede que o mau cheiro retorne. Se assemelha a um sifão de pia por exemplo, possuindo um pouco de água no seu interior, impedindo que os gases existentes na tubulação de esgoto causem mau cheiro no ambiente. RALO SECO
Nos ralos secos, a água escoa assim que entra nele deixando o caminho livre para os gases do esgoto retornarem pela tubulação, deixando mau cheiro no ambiente.
Geralmente usa-se usa ralo seco nos chuveiros já que é constante a passagem de água por ele, o que de certa forma impede que os gases da tubulação de esgoto subam pelo cano.
Já para ralos do ambiente (aqueles que ficam no chão da cozinha, do banheiro ou do quintal) é mais usual o sifonado. Uma outra opção seria a utilização dos ralos secos e estabelecer uma conexão com a caixa sifonada, garantindo que não haja mau cheiro na edificação.
Um exemplo de ralo seco é o ralo linear.
Tais extremidades em