o msh num sistema oscilante
Física Experimental – IEN223-20/1
Aluna: Karinna Rocha Paz – mat. 5900667
Prof. Paulo Bonfim
Prática 06 data: 10/04/2015
O MHS num sistema oscilante massa-mola helicoidal
Introdução O sistema massa-mola é um exemplo de sistema oscilatório simples, o período de oscilação depende da massa do objeto suspenso, diferentemente do caso do pêndulo.
O oscilador massa-mola é constituído por um corpo de massa m ligado a uma mola de constante elástica k, presa a uma parede. Cada mola tem a sua constante elástica, que depende do material de que é feita e da sua geometria. O corpo executa MHS sobre uma superfície horizontal sem atrito. Quando a mola é comprimida (ou esticada) e liberada, o corpo passa a executar um movimento unidimensional de vai-e-vem. O movimento é regido pela Lei de Hooke, que relaciona forca restauradora com o deslocamento da massa:
F = -k.x
Onde, F é a força elástica em Newtons, x é o deslocamento em metros e k é a constante elástica da mola.
Objetivos
Reconhecer o MSH como o movimento de um ponto material sujeito á ação de uma força restauradora proporcional á elongação.
Aplicar as equações da velocidade e aceleração de um MSH executado por um oscilador massa e mola helicoidal.
Equipamento
Sistema de sustentação principal Arete formado por tripé triangular, haste, sapatas niveladoras, painel com fixo
3 Pesos de 50g
Mola cilíndrica em espiral (Mola Helicoidal)
Gancho lastro
Régua
Procedimento Experimental
Montou-se o experimento onde a mola na posição vertical. Em seguida prendendo-se o suporte para as massas na extremidade da mola. Sendo assim colocou-se o sistema para oscilar fornecendo de início uma determinada força manual que provocou uma distensão específica na mola, assim o sistema começou a oscilar com pequenas amplitudes. Dados Experimentais e Análise
Massa do peso: 49,81g Massa do gancho: 6,99g Massa do