Raizes
O maracujá-amarelo, Passiflora edulis f. flavicarpa forma flores e frutos durante o ano todo. Isto significa que uma boa produtividade está associada à existência de polinizadores em quantidade suficiente durante todo este período, já que a planta não é capaz de formar frutos sem a polinização cruzada. Na florada, a formação de botões ocorre nos meses mais quentes do ano, mas as quantidades de flores formadas foi relativamente constante ao longo do período.
Morfologia e Morfometria das Flores
As flores de Passiflora edulis f. flavicarpa e de P. alata são hermafroditas, grandes, coloridas, com odor forte e secreção abundante de néctar e com grandes anteras devido ao grande número de grãos de pólen de cor amarelada e pesados. O que dificulta na polinização pelo vento. Durante a antese, ficam voltadas para cima e posicionadas acima da folhagem, facilitando a localização e acesso pelos polinizadores. Abrem durante o dia e apresentam uma corona aberta, além das pétalas, que servem como plataforma de pouso para insetos visitantes.
No caso das espécies avaliadas de Passiflora o movimento das peças florais durante o dia e o número de estigmas polinizados (dos três que a flor possui variam com relação a sua curvatura, determinam a ocorrência de tipos de flores diferentes).
O estudo da biologia floral permite determinar outras características básicas que afetam diretamente a polinização para a fertilização, tais como: * a época de floração (fenologia); * a quantidade de recompensa ofertada ao polinizador; no caso de Passiflora, principalmente o néctar; * o período em que o estigma da flor é receptivo ao pólen; * o tempo de viabilidade do pólen, ou seja, sua "vida útil" para polinização após ser coletado da planta;
Movimento das Peças Florais
O deslocamento das estruturas reprodutivas durante a antese é uma característica do gênero Passiflora (Endress, 1994), sendo que para que os