Raios
Assunto: Descargas Elétricas Atmosféricas
Aluno(a): Thais N. Bonifácio Nº 34
Turma: 311 – A
DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (RAIOS)
Raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas. Um raio surge devido ao atrito entre pelo menos três materiais existentes dentro de uma nuvem, sendo eles:
Cristais de gelo.
Água (Quase) congelada.
Granizo.
Pode produzir uma carga de energia tão alta cujos parâmetros podem chegam a:
125 milhões de volts
200 mil ampères
25 mil graus centígrados Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica. Tais cargas foram nomeadas de cargas positivas e cargas negativas. Os raios podem ser classificados de acordo com sua origem, assim, eles podem ser:
Da nuvem para o solo;
Do solo para a nuvem;
Entre nuvens. Um raio dura em média meio segundo. Nesse intervalo de tempo vários fenômenos ocorrem entre eles os fenômenos físicos e climáticos. De acordo com a variação do clima os raios podem ser mais ou menos intensos. A formação de um raio ocorre de forma rápida e violenta. Essa formação se dá a partir da grande diferença de potencial entre as cargas, positivas e negativas, entre nuvens e o solo ou até mesmo entre nuvens, e quando o campo elétrico de uma nuvem supera o limite de capacidade dielétrica do ar atmosférico, que normalmente varia entre 10000 volts/cm e 30000 volts/cm, dependendo das condições locais. O ar que está entre as cargas, ao se ionizar, torna-se condutor, permitindo assim que ocorra uma forte descarga elétrica. Devido a essa forte ionização do ar que está entre as cargas elétricas em movimento é que ocorrem os chamados relâmpagos, que é a