materias
O tratamento de minério consiste de uma série de processos que têm em vista a separação física dos minerais de minérios calcopirita e bornita e minerais de ganga, não possuem interesse econômico e são rejeitados e a obtenção final de um concentrado com um teor elevado de cobre. O processamento do cobre depende da sua forma, se sulfatada ou oxidada.
Os principais métodos são:
Fragmentação: A fragmentação é o processo de redução de granulométrica e a separação de dos minerais de minério e ganga. Pode incluir as etapas de britagem associada à moagem.
Moagem: É feita através de moinhos de bolas, alimentado por correias transportadoras. Os moinhos diminuem ainda mais a granulação do material.
Classificação: Classificação é o processo de separação de partículas por tamanho. A classificação opera, geralmente, junto com as etapas de fragmentação. Os equipamentos mais comuns são: peneiras, classificadores mecânicos e ciclones.
Concentração: A concentração de minérios ocorre quando é preciso separar os minerais de interesse dos que não o são. Para que essa separação ocorra, é preciso que o ou os minerais de interesse não estejam fisicamente agregado aos que não são de interesse, daí a importância das etapas de fragmentação e classificação, que realizam e monitoram essa separação, respectivamente. É nesta fase que ocorre o beneficiamento.
A principal técnica utilizada na indústria do cobre é a flotação, que permite a obtenção de concentrados com elevados teores e expressivas recuperações. É aplicado no beneficiamento de minérios com baixo teor e granulométrica fina. O processo se baseia no comportamento físico-químico das superfícies das partículas minerais presentes numa suspensão aquosa. A utilização de reagentes específicos, denominados coletores, depressores e modificadores, permite a recuperação seletiva dos minerais de interesse por adsorção em bolhas de ar. Os equipamentos tradicionalmente adotados se dividem em duas classes, mecânicos e