raios
AULA PRÁTICA 01 – DETERMINAÇÃO DE RAIOS ATÔMICOS
Introdução
Todo sólido cristalino tem um arranjo ordenado de empacotamento de seus átomos. Esta estrutura tridimensional é chamada de retículo cristalino. Na natureza existem 14 possíveis retículos cristalinos, os quais podem ser agrupados em 7 sistemas.
Será aqui tratado, apenas, o sistema cúbico, o qual possui 3 possíveis retículos, de acordo com os quais se empacotam os átomos dos metais. No retículo chamado sistema cúbico simples os átomos se tocam pela aresta do cubo, no de face centrada pela diagonal da face e no de corpo centrado pela diagonal maior. Assim, para cada retículo do sistema cúbico existe uma relação trigonométrica entre a aresta do cubo a e o raio dos átomos que se encontram dentro do cubo, r (Figura 1).
Figura 1- Os três diferentes retículos pertencentes ao sistema cúbico.
Material
3 amostras de metal (barras ou cilindros)
Proveta de 100 mL
Pedaços de algodão
Procedimento
1. Determine a massa da amostra metálica.
2. Coloque um pequeno pedaço de algodão no fundo da proveta de 100 mL e adicione água da torneira até que o menisco atinja uma marca por volta de 50 mL. Anote o volume medido na proveta.
3. Coloque o cilindro de metal, cuidadosamente, dentro da proveta. Anote o novo volume atingido pelo menisco e obtenha o volume da amostra metálica.
4. Repita o procedimento mais duas vezes, respectivamente com as outras duas barras metálicas do mesmo metal.
5. Calcule a densidade do metal para cada uma das amostras e a média desses valores.
6. Utilizando a literatura, identifique o metal utilizado a partir da densidade média obtida.
7. Identificado o metal, calcule a quantidade de substância, em mol e o número total de átomos contidos em cada um dos três pedaços de metal.
8. Para cada um dos três retículos do sistema cúbico, verifique qual é o número de átomos por cela unitária. A partir desta informação e do resultado do item 7,