Raio x
TESTE DE RAIOS X PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL
FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE IPÊ-ROXO1
JULIA BISSOLI DO AMARAL2, LEILA MARTINS3, VICTOR AUGUSTO FORTI4,
SILVIO MOURE CÍCERO5, JULIO MARCOS FILHO5
RESUMO - Em espécies multiplicadas comercialmente via semeadura indireta, como várias essências florestais, a utilização de sementes de alto potencial fisiológico é imprescindível para garantir o desenvolvimento e estabelecimento adequado das plantas no campo. Assim, diversas técnicas têm sido utilizadas para avaliar a integridade das sementes e, dentre elas, o teste de raios X. O objetivo no trabalho foi avaliar o potencial fisiológico das sementes de ipê roxo
(Tabebuia heptaphylla), após separação por cor e tamanho, por meio dos testes de raios X e de germinação. As sementes foram classificadas pela cor, utilizando carta de cor de Munsell, e tamanho, utilizando peneira de crivos oblongos, obtendo-se materiais das frações amarelo-claro maiores, amarelo-claro menores, amarelo-escuras maiores, amarelo-escuras menores, mistura de amarelo-claro maiores, amarelo-claro menores e amarelo-escuro maiores e testemunha (sem classificação). Em seguida, as sementes das diferentes frações, foram submetidas a avaliações da integridade física e viabilidade, por meio de teste de raios X e de germinação, respectivamente.
Adotou-se delineamento experimental inteiramente casualizado, com seis tratamentos e cinco repetições, comparando-se as médias pelo teste de Scott-Knott (p ≤ 0,05). O teste de raios X é eficiente na avaliação da morfologia interna de sementes de ipê-roxo e sua relação com o potencial fisiológico. A coloração e o tamanho das sementes de ipê-roxo influenciam o potencial fisiológico das mesmas.
Termos para indexação: Tabebuia heptaphylla, análise de imagens, sementes florestais, produção de mudas.
X-RAY TEST TO EVALUATE THE PHYSIOLOGICAL POTENTIAL
OF Tabebuia Heptaphylla SEEDS
ABSTRACT – The use of seeds with a high physiological potential is