Raio x do ios
Core OS – OS X Kernel, Sockets, Segurança, Gerenciamento de Energia , Certificados, Sistema de Arquivos…
Core Services – SQLite, Acesso a Arquivos, Preferências, Livro de Endereços, Rede…
Media – OpenAL, Gravação e Mixagem de Audio, Núcleo de Animação, Leitor de PDF, OpenGL ES e Quartz…
Cocoa Touch – Multi-touch eventos e controle, Acelerômetro, Camera, Alertas, Pickers, Sistema de Localização…
Apresentada a estrutura do iOS, quero agora falar um pouco mais especificamente do Cocoa Touch, não que os outros não sejam importantes, mas vamos indo devagar. Caso alguém já programe para MacOS, já está habituado com o Cocoa que é uma API do MacOS, no iOS usamos o Cocoa Touch. A arquitetura desta API do iOS é dividida noFoundation Framework e no UIKit. O Cocoa Touch segue o famoso padrão MVC (Model-View-Controler).
Simplificadamente, o Foundation oferece classes utilitárias (como XMLParser), coleções (Arrays e Dicionários), serviços (como o controlador do “Desfazer” e de Erros), entre vários outros. As classes oferecidas por ele começam por NS (de NextStep, empresa que o Jobs criou quando foi demitido da Apple e mais tarde comprada pela própria Apple que levou o Jobs de volta para lá), tipo NSXMLParser, NSString, NSMutableArray…
O UIKit controla as interações do usuário (UI = User Interface) em tempo de execução, é com ele que colocamos botões, labels, campos de texto e tudo mais que o usuário interage. UIButton, UIColor, UILabel, UIOutlet,