RAID - Tipos e diferenças
O RAID tem alguns níveis, alguns mais utilizados como RAID0, RAID1 e RAID 5, uns que entrou e desuso como RAID2, 3 e 4, e outros menos conhecido como RAID6.
O RAID0 conhecido como fracionamento, necessita de no mínimo 2 discos rígidos, é visto pelo sistema como uma única unidade lógica, onde você tem dois discos de mesma característica (mesma capacidade, é recomendado utilizar discos do mesmo modelo\fabricante, porém, apenas é necessário possui a mesma capacidade de armazenamento), e o sistema enxergue apenas um. Exemplo dois discos de 250GB, para o sistema temos 500GB numa mesma unidade lógica, quando grava a informação o dado é fracionado, gravando parte da informação em cada HD, assim duplicando a velocidade de gravação e também de leitura. O RAID0 não oferece tolerância a falha, perdeu um disco perde a informação.
O RAID1 conhecido como espelhamento, necessita de no mínimo 2 discos rígidos é visto pelo sistema como uma única unidade lógica, porém, perdendo metade da capacidade de armazenamento, pois tudo que tem em um disco tem no outro. Exemplo: 2 discos de 250gb capacidade total 250gb, pois o segundo disco é uma cópia do primeiro, tudo que é gravado em um é gravado no outro. O RAID1 é tolerante a falha, pois se um disco parar o segundo assumi o lugar sem perda