RAID
Fernando
¹ Departamento de Sistemas de Informação (DSI) – Universidade do Estado de Santa Catarina(UDESC)
89.290-000 – São Bento do Sul – SC – Brasil
Abstract. This article aims to describe the concepts and objectives of RAID storage technology, its advantages, disadvantages, examples, comparisons between different types of RAID, this describing the end a conclusion that this subject is very approached in the computing universe.
Resumo. Este artigo tem como objetivo, descrever os conceitos e objetivos da tecnologia de armazenamento RAID , suas vantagens , desvantagens , exemplos , comparações entre diversos tipos de RAID , assim descrevendo ao final uma conclusão deste assunto que é muito abordado no universo da computação.
1.
Introdução
Tal como já mencionado, RAID é a sigla para Redundant Array of independent
Disks ou seja traduzido para o português fica algo assim “ Matriz Redundante de
Discos Independentes”. Trata-se , basicamente , de uma solução computacional que combina vários discos rígidos (HDs) para formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados. O RAID foi proposto em 1988 por David A. Patterson,
Garth A. Gibson e Randy H. Katz na publicação "Um Caso para Conjuntos de Discos
Redundantes Econômicos (RAID)". Publicado na Conferência SIGMOD de 1988: pp. 109–16.
2.
Unidade Lógica
O que é unidade lógica ? Em poucas palavras , no que se refere a RAID , trata-se de fazer com que o sistema operacional enxergue o conjunto de HDs como uma única unidade de armazenamento , independente da quantidade de dispositivos que estiver em uso. Atualmente , além de HDs é possível montar sistemas RAID baseados na tecnologia SSD.
.
3. Vantagens do Sistema RAID
Fazer com que várias unidades de armazenamento trabalhem em conjunto resulta em muitas vantagens como :
• Se um HD sofrer danos, só dados existentes nele não serão perdidos , pois existem replicas em outra unidade (