RAID
Redundant Array of Inexpensive Disks, o RAID, em português Matriz Redundante de Discos Independentes é uma tecnologia que combina vários discos rígidos, os chamados HD, que formam uma unidade lógica e assim, os mesmos dados são armazenados em todos. Podemos dizer que o RAID é um grupo de HDs que funcionam como se fossem um só. A sua funcionalidade faz com que o sistema tenha grande tolerância a falhas, caso um disco apresente falha, os demais continuarão em funcionamento. Existem muitos tipos de RAID, cada qual com características próprias. Alguns dos tipos podem ser agrupados. Abaixo as características deles:
RAID 0
Este RAID é conhecido como “Fracionamento”. Os dados contidos nele são divididos em pequenos segmentos e assim, distribuídos entre os discos. Neste RAID não há tolerância a falhas, pois não há redundância. Assim, caso haja alguma falha, pode sim, haver perda de informações. O RAID 0 é muito usado para melhorar a performance do computador. Ele contribui para o aumento da velocidade na gravação e leitura de informações. Neste nível de RAID, os dados são gravados ao mesmo tempo. Ele é muito usado em aplicações no CSD e tratamento de imagens e vídeos.
RAID 1
O sistema RAID 1 é possui base no espelhamento de um disco em outro. Assim, qualquer informação que for armazenada no disco 1 também será armazenada no disco 2. Para tanto, se um dos discos tiver algum tipo de problema a informação estará totalmente resguardada no outro disco. Apesar de ser extremamente seguro, pois faz uma duplicação de todas as informações, a performance deste sistema não terá nenhuma diferença em relação a performance de um disco individual. Uma aplicação comum do RAID 1 é em servidores de arquivos.
RAID 2
O RAID 2 tem a capacidade de adaptar o mecanismo de detecção de possíveis falhas em discos rígidos para funcionar em memória. Deste