Raging bull
The raging bull – O touro enraivecido
Dados do filme
Filme de Martin Scorsese realizado em 1980 e intitulado originalmente
The Raging Bull. Protagonizado por Robert De Niro, Cathy Moriarty e Joe Pesci, o filme é um retrato biográfico da figura do pugilista dos anos 40-50 Jake LaMotta (De
Niro). O filme foi baseado no romance de Paul Schrader e Mardik.
Análise critica
O filme retrata a ascensão e queda dum desportista, Jake
LaMotta,
que
entrou
numa
degradação
física
e
psíquica,
desenvolvendo um estado obsessivo e alucinado, desconfiando até de uma relação ilícita entre a sua mulher e o seu irmão. A sua carreira terminou às mãos de Sugar Ray Robinson em 1951, trabalhando posteriormente em casinos.
Durante a sua carreira, LaMotta, nem sempre lutou de forma justa tendo perdido alguns combates de propósito. No entanto atingiu o seu auge enquanto lutador de boxe quando este se tornou campeão mundial de pesos médios. A partir deste momento o pugilista foi-se desleixando até que deixou o boxe de vez em 1951.
LaMotta era um homem violento não só dentro do ringue mas também fora do mesmo como podemos observar nas cenas em que agride a sua mulher, Vickie.
Ano letivo 2013/2014 – 19 de Novembro de 2013
Agrupamento de escolas Nº1 de Montemor-o-Novo
Educação física
Depois de deixar o boxe, Jake abriu um bar tornando-se apresentador. No entanto, este foi preso por permitir a entrada de menores no seu estabelecimento.
No final do filme Jake LaMotta aparece como um homem gordo e deprimente cujos dias de glória já passaram. LaMotta perdeu a mulher e os filhos.
Na
minha
opinião
as
cenas
mais
marcantes do filme foram as cenas em que
LaMotta agrediu a sua mulher ao pensar que esta o traia, a cena de alguns combates em que LaMotta desfigurava completamente o seu oponente.
Conceitos sociais e desportivos
O filme fala sobre o boxe que é um desporto de combate em que dois