rafaela laiana
A educação de jovens e adultos é uma modalidade da educação básica que possui faces políticas e sociaisbem expressivas. Sua trajetória é marcada pela existência de programas governamentais e iniciativas da sociedade civil, de associações comunitárias, movimentos sociais, sindicatos e organizações nãogovernamentais (ONGS).
A EJA se destina a pessoas analfabetas ou que não concluíram a educação básica, dando oportunidade a jovens e adultos para iniciar e/ou dar continuidade aos seus estudos,amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada. Porém são pessoas que têm cultura própria, que possui experiências de vida e detrabalho que as tornam alunos diferentes, pois ingressam ou retornam à escola com uma visão de mundo já formada. Os alunos que procuram o EJA têm características especificas: baixa renda, adulto docampo ou zona rural, precisou trabalhar desde cedo para ajudar em casa, passaram por problema, gravidez, violência, insegurança, drogas, enfim esses documentos que valiam se esta tudo certo em relação ao desewnvolvimento do eja. existência de programas governamentais e iniciativas da sociedade civil, de associações comunitárias, movimentos sociais, sindicatos e organizações nãogovernamentais (ONGS).
A EJA se destina a pessoas analfabetas ou que não concluíram a educação básica, dando oportunidade a jovens e adultos para iniciar e/ou . dar continuidade aos seus estudos,amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada. Porém são pessoas que têm cultura própria, que possui experiências de vida e detrabalho que as tornam alunos diferentes, pois ingressam ou retornam à escola com uma visão de mundo já formada. Os alunos que procuram o EJA têm características especificas: baixa renda, adulto docampo ou zona rural, precisou trabalhar desde cedo para