rafa
É difícil evitar o monitoramento por completo. Ser invisível na internet é quase como ser invisível na vida offline: impossível. Mas, com os cuidados certos, podemos ser mais discretos, dificultar que terceiros sigam os nossos passos e, assim, conseguir mais privacidade.
Listamos a seguir algumas destas dicas para navegar pela web de forma quase imperceptível:
Use o modo anônimo dos navegadores
O passo mais básico e simples da lista. Muitos navegadores contam com um modo anônimo, normalmente ativado pelas teclas CTRL + SHIFT + N, que permite navegar pela web sem deixar marcas no histórico ou na barra de autopreenchimento.
Mas, atenção! Isso não livra você da espionagem nem garante que seus passos estejam blindados da leitura feita pelo Google, por exemplo. O recurso é útil apenas para evitar que as pessoas com as quais você divide o computador saibam do seu histórico de navegação.
Utilize o Tor para esconder o IP
O Tor é um browser muito utilizado para navegar pela internet evitando que estranhos observem seu IP e bisbilhotem suas atividades. A navegação pode até ficar mais lenta, mas, com certeza, você estará muito mais discreto na internet.
Configure aplicativos e serviços
Muitos aplicativos e e plugins pedem autorização para ter acesso a seus dados. Na maioria das vezes, é possível configurar a privacidade e evitar o rastreamento. Portanto, sempre que usar um novo serviço, atente para as configurações de privacidade.
Além disso, veja se os aplicativos que você usa estão vinculados às principais redes sociais, como Facebook e Twitter. É possível que existam vários serviços inutilizados e que, portanto, podem ser desvinculados de sua conta.
Use o Ghostery