Radiologia
Técnicas radiográficas para visualização de seios paranasais precisam ser conhecidas pelo técnico em radiologia que também vai atuar na área de radiologia odontológica, pois doenças em seios paranasais podem estar relacionadas a alterações odontológicas.
Seio Esfenoidal O seio esfenoidal está contido dentro do corpo do esfenóide, variam em forma e tamanho, São rudimentares ao nascimento e aparecem como pequenas evaginações das cavidades nasais. A partir dos dois anos de vida são bem visíveis, ampliam-se para trás e alcançam seu tamanho definitivo na adolescência e podem aumentar na velhice.
Seio Maxilar Os seios maxilares são os maiores dos seios paranasais, são cavidades ou compartimentos ósseos localizados dentro da maxila, acima dos dentes pré-molares e molares superiores. sendo normalmente segmentados por septos ósseos. Apresentam-se como cavidades preenchidas por ar, que se comunicam com a cavidade nasal meato nasal médio. Podem se estender mais anteriormente até a região dos dentes caninos, porém não frequentemente. Com o crescimento, o seio maxilar se expande e ocupa larga extensão da maxila. Pode ser comparado com uma pirâmide triangular cuja base está orientada para a parede