radiologia
FRATURA DE ESTRESSE DO PÚBIS EM ATLETA DE
FUTEBOL DE 15 ANOS DE IDADE
PUBIS STRESS FRACTURE IN A 15-YEAR-OLD
SOCCER PLAYER
Fabrício Melo Bertolini¹, Rodrigo Barreiros Vieira2, Lucas Henrique Araujo de Oliveira3, Rodrigo Pace Lasmar4,
Otaviano de Oliveira Junior2
RESUMO
ABSTRACT
Este relato de caso apresenta um atleta de futebol de 15 anos de idade diagnosticado com fratura de estresse do púbis e tratado conservadoramente, com resultados satisfatórios. Uma vez realizada revisão da literatura, os autores descreveram quadro clínico, diagnóstico e tratamento. A importância desta publicação reside no fato de a lesão descrita ser raramente encontrada na literatura.
This case report presents a 15-year-old football player who was diagnosed with a pubis stress fracture and underwent conservative treatment with satisfactory results. After a review of the literature, the clinical picture, diagnosis and treatment are described. The importance of this paper comes from the rarity of finding reports about this kind of injury in the literature.
Descritores – Fraturas de Estresse, Osteíte/fisiopatologia;
Osso Púbico
Keywords – Fractures, Stress; Osteitis/physiopathology;
Pubic Bone
INTRODUÇÃO
e recrutas militares do sexo feminino(2). O presente caso mostra um atleta de 15 anos de idade, do sexo masculino, de um clube de futebol de Belo Horizonte, que sofreu uma fratura de estresse do ramo superior direito do púbis, submetido a tratamento conservador e que evoluiu com satisfatória regeneração da estrutura lesada.
A inexistência de relatos na literatura médica-científica desta fratura em jogadores de futebol, especificamente, nos motivou a idealizar este trabalho.
A fratura de estresse é um fenômeno muito comum na medicina esportiva. Acredita-se que ocorra em atletas devido a, principalmente, microtraumatismos de repetição e tensionamento muscular contínuo sobre o osso(1,2).
Os registros apontam para até 20% de